Padre Antonio Vieira
VIEIRA
Vida e Obras
Artur Eusébio nº3
11ºI
Biografia
Nome :António Vieira
Data e local de nascimento/morte: Lisboa, 6 de Fevereiro de 1608 - Salvador, 18 de Julho de
1697
Ocupação: Religioso, escritor e orador
Primogénito de quatro filhos de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana cuja mãe era filha de uma mulata ou africana, e de Maria de Azevedo, lisboeta.
*Padre António Vieira foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de
Jesus. Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravidão e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
Viajou muito para o Brasil, Açores, Roma e Portugal
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem a sua leitura.
Vida
Brasil:
Padre António Vieira viajou para o Brasil em 1619 para …
Portugal:
Padre António Vieira volta para Lisboa em 1641 após a Restauração da Independência em 1640 para iniciar uma carreira diplomática.
Brasil:
Padre António Vieira voltou para o Brasil de 1652 a 1661 para ser missionário no Maranhão e no Grão-Pará, sempre defendendo a liberdade dos índios.
Açores:
Em 1654 Padre António Vieira a bordo de um navio da Companhia de Comércio, carregado de açúcar ,após cerca de dois meses de viagem abateu-se sobre a embarcação uma violenta tempestade. Dando à situação um naufrágio.
Portugal:
Após o naufrágio em Novembro de 1654 chega a Lisboa onde se tornou confessor da “regente”, D. Luísa de
Gusmão que foi a primeira rainha de Portugal da quarta dinastia.
Roma:
Padre António Vieira viajou para Roma onde ficou 6 anos onde também encontrou o Papa a beira da morte, mas deslumbrou a Curia com seus