Plano de Aula Movimentos Sociais
Conteúdo ou ementa: O contexto histórico do surgimento dos Movimentos Sociais. Direitos Sociais e Cidadania. Formas de Ação Coletiva no desenvolvimento dos Movimentos Sociais. Lutas no período do Brasil Colônia até a contemporaneidade. Natureza e conceituação dos Movimentos Sociais tradicionais e novos. Novos Movimentos Sociais no Brasil pós 1970. Metodologia de Ensino:
Este Plano de Aula contemplará quatro aulas expositivas de 50 minutos no 3º ano do Ensino Médio, que serão trabalhadas em duas semanas, sendo duas aulas conjugadas por semana.
1ª semana: 2 aulas expositivas de 50 minutos.
Será trabalhada a questão do surgimento dos movimentos sociais, fazendo-se um recorte pela luta por direitos civis, políticos e sociais ocorridos primeiramente na Europa e sua repercussão no Brasil, desde a colônia. Ao trabalhar a configuração desses movimentos, que no Brasil se estendeu até meados de 1970, e de acordo com a pré leitura dos alunos do Capítulo 17 do livro Didático, far-se-á a conceituação de Ação Coletiva e como os movimentos Sociais se organizam através da institucionalização e organização dessas ações em prol da luta por direitos ou pela manutenção dos mesmos. Entende-se ainda que, movimento social é a reprodução de certos contextos sociais e históricos de várias sociedades que almejam determinadas mudanças. De acordo com Touraine esse processo se daria a partir do momento que os indivíduos passassem a controlar a ação histórica dada pela ação de conflito expressa na luta de classes. Outro pensador que teoriza os movimentos sociais é Castells onde, para ele, movimentos sociais são práticas de teor contraditório cujo objetivo é de transformar o sistema