PLANO DE AULA - GEOMETRIA
Guia do Professor
I -Introdução:
Módulo: Fração O trabalho com as Frações inicia-se na 3º série do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal levar o aluno a constatar que os números naturais, já conhecidos nas séries anteriores, são insuficientes para a resolução de determinadas situações. Desta forma o ensino e aprendizagem de frações pressupõem algumas rupturas com as idéias construídas pelos alunos a respeito dos números naturais. Essas rupturas demandam de tempo e é necessário que se tenha uma abordagem adequada para o ensino, pois os alunos ao raciocinar sobre frações, como se fossem números naturais, costumam, segundo Parâmetros Curriculares Nacionais, enfrentar varias dificuldades.
Historicamente, as frações surgiram devido a necessidade de medidas.
Segundo Boyer (1974), a noção de fração surgui relativamente tarde. O homem antigo utilizava unidades, suficientemente pequenas para eliminar a necessidade de usar frações. Com o advento de culturas mais avançadas, durante a idade de Bronze, parece ter surgido a necessidade do conceito de fração e da notação para frações.
Observando a História da Matemática, no Oriente Antigo, com a descoberta do Papiro de Rhind e do Papiro de Moscovo apresentando-nos a Matemática Egípcia, constata-se, por meio dos problemas nele contidos, que esse povo já tinha se familiarizado com as frações. Estas, porém, eram escritas de forma diferente da que utilizamos atualmente, ou seja, 1/10 era representado com 10, possibilitando deste aquela época, a idéia de um inteiro e não de uma unidade.
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais. Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos.
Desta forma, todo o trabalho com frações pode ser feito a partir de