PLANO DE AULA - FENOMENOLOGIA
PLANO DE AULA
FENOMENOLOGIA NA CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DO PERSONAGEM – UM SER NO MUNDO DOS PALCOS
Richard Araujo
Licenciatura em Teatro
2º Semestre/2013
Psicologia da Arte – Leila Nazareth
FENOMENOLOGIA
.
A fenomenologia traz um novo modo de ver a psicologia. Desvinculando-a de aspectos meramente científicos - voltados para parâmetros que buscam enquadrar a experiência do humano em uma racionalidade específica – vem a fenomenologia contribuir com um novo olhar, que inclui todas as experiências humanas a partir de uma idéia de homem em relação.
O presente artigo, busca efetuar reflexões sobre os aspectos gerais das psicologias fenomenológicas existenciais. È o estudo da experiência subjetiva de consciência, que tem suas raízes na obra filosófica de Edmund Husserl.
O sujeito da experiência pode ser considerado como a pessoa ou o “eu- próprio” para fins de conveniência. Na filosofia fenomenológica, a “experiência” é um conceito muito mais complexo do que geralmente é utilizado diariamente. Em vez disso, a experiência (ou o ser, ou a própria existência) é um fenômeno em relação a algo e é definida pelas qualidades de direcionamento, mundanismo conretização, e que são evocados pelo termo ser no mundo.
Essa relação permite que o homem vá recriando esse mundo e sendo recriado por ele. Numa perspectiva fenomenológica, a psicologia veria o homem como um ser em permanente construção. Nessa ótica, não há lugar para classificações patológicas que aprisionam o homem em comportamentos e atitudes. O foco da intervenção se centra na visão do homem como um conjunto de possibilidades que ele próprio como sujeito vai atualizando no decorrer da sua existência e a partir da vivência intencional da consciência.
Na perspectiva fenomenológica a psicologia veria o conhecimento como algo decorrente de uma vivência anterior. Nessa ótica as verdades não estariam dadas como prontas e