Plano De Aula Estagio
Escola: Escola Estadual Nadim Noman
Professor (a) estagiário (a): Edilaine Aparecida Morais
Disciplina: Ciências
Série: 9° ano
Turma: 911
Data: 26/06/2015
Duração: 1h40 min
Tema: Movimento
Uma variedade de movimento
Objetivos: Determinar os movimentos e articulação identificar os três movimentos simples, articulação e ligamentos, mostrar a possiblidade de sempre fazer de uma maneira diferente da habitual.
Objetivos específicos: reconhecer diversas formas de resolução de atividades propostas; desenvolver a competência de observação e compreensão para a ampliação dos pensamentos dos alunos.
Material: Quadro, giz, livro didático.
Os vários movimentos realizados pelas pessoas, seja pratica esportivas, seja rotina diária, são combinações de três movimentos simples principais: movimentos de flexão, quando dobramos uma parte do corpo ou de um membro sobre outro; movimentos de extensão, que permitem colocar uma parte do corpo ou de um membro em prolongamento de outra, e os movimentos de rotação, que permitem a uma parte do corpo rodar, girar em relação a outra.
Todos esses movimentos são possíveis porque os ossos do esqueleto estão ligados uns aos outros por meio de estruturas específicas chamadas juntas ou articulação.
A função do crânio e proteger o encéfalo, que faz parte do nosso sistema nervoso. Assim, as articulações entre os ossos do crânio não permitem movimentos.
Os ossos não são complemente lisos; para que não haja atrito entre as extremidades dos ossos que se articulam, as superfícies delas são revestidas de uma camada de tecido e flexível. E a parte esbranquiçada, brilhante e lisa que vemos na extremidade do osso de uma coxa de frango, por exemplo. Além disso, as juntas móveis são lubrificadas por liquido viscoso que tem a função de permitir um melhor deslizamento, como se fosse um óleo lubrificante colocado nas maquinas para que as peças deslizem melhor sobre as outras.
Para que os ossos que se articulam se mantenham unidos, existem