Plano de aula de Natação
Professor:
Disciplina: Natação
Plano de Aula
Tema:Nado Borboleta.
Objetivo Geral: Levar os alunos a por em prática os fundamentos e princípios básicos necessários para desenvolver a respiração, a braçada e a pernada do nado borboleta.
Objetivo Específico:
Provocar a socialização entre os alunos;
Apresentar a respiração, a braçada e a pernada do nado borboleta por meios educativos dinâmicos;
Construir momentos de interação entre professores e os alunos
Tempo: 50 minutos
Faixa etária: 14 á 17 anos
Aquecimento: Alongamento em geral de membros superiores e inferiores fora da piscina.
Pernada de borboleta
É fundamental para a propulsão, na sustentação do corpo, auxilia na fase aérea da braçada e dá ritmo ao nado. Os joelhos devem estar próximos um do outro; os pés, estendidos; os tornozelos, relaxados; e os dedos voltados um pouco para dentro. Para ter uma pernada eficiente, é muito importante que o movimento seja contínuo, as duas pernadas sejam fortes, curtas e com origem nos quadris.
Com uma prancha : pernadas com as mãos na prancha prestando atenção na movimentação sobre as pernas, assim o nadador percebe a movimentação dos quadris, levantando e respirando sempre que necessário.
Perna em decúbito ventral – mesmo procedimento que o anterior, porém de barriga para cima, isto auxilia ao aluno perceber o quanto ele está flexionando os joelhos, já que se o movimento for acentuado, os joelhos sairão da água, o que é incorreto.
A braçada
Consiste em cinco fases: entrada-deslize; varredura para fora-agarre (nesse momento, os cotovelos se flexionam para atingir o ponto de máxima força); varredura para dentro; varredura para cima-finalização (finalizar o movimento com as mãos junto à coxa); e recuperação.
Com um braço segurando a prancha, faz o movimento da braçada com o outro, girando o braço para trás e ao chegar a frente do corpo, faz-se o movimento de tração com a ponta dos dedos para baixo, para maior impulsão. Troca de braço