Plano de aula de Natação- flutuação dorsal
Tema: flutuação dorsal
Objetivos: - desenvolver equilíbrio e flutuação no meio liquido, com e sem auxilio de matérias flutuantes. - melhorar a autoconfiança, desde a flutuação com necessidade de auxilio até a flutuação sem auxilio. - descontração (relaxamento) total do corpo. - facilitar a permanência no meio liquido. - estimular deslocamentos em decúbito dorsal, com e sem o auxilio de material ou do professor.
Estratégia utilizada: aula expositiva e prática.
Material: prancha, espaguetes, raia.
Atividades desenvolvidas:
Atividade 1: com o auxilio da raia, orientar os alunos para que coloquem os pés sobre a mesma e que abracem a prancha flutuando em decúbito dorsal.
Atividade 2: com o auxilio do espaguete, colocando-o sob os joelhos, realizar a flutuação dorsal. Orientar os alunos para que respirem da maneira mais normal possível.
Atividade 3: dois a dois, orientar os alunos para que segurem nos pés do companheiro e o transporte em decúbito dorsal pela piscina.
Atividade 4: orientar para que os alunos, em decúbito dorsal, tentem flutuar com os braços abertos e as pernas levemente afastadas, sem nenhum auxilio.
Atividade 5: orientar os alunos para que, em decúbito dorsal, impulsionem a parede e permaneçam com os braços acima da cabeça até que o corpo pare de deslizar.
Atividade 6: orientar os alunos para que, em decúbito dorsal, impulsionem a parede e permaneçam com os braços acima da cabeça até que o corpo pare de deslizar. Ao fim do deslize, iniciar o batimento de pernas alternadas.
Atividade 7: orientar os alunos para que, em decúbito dorsal, impulsionem a parede e permaneçam com os braços acima da cabeça até que o corpo pare de deslizar. Ao fim do deslize, iniciar o batimento de pernas alternadas e o movimento de elevação lateral simultânea de braços até a altura dos ombros.
Bibliografia
CORREA, Celia Regina Fernandes, MASSAUD, Marcelo Garcia. Natação da iniciação