Plano de aula de ensino ao futsal
Acadêmico: Sergio Pinto
Faixa etária: 12 a 15 anos
Conteúdo: Chute e marcação
Objetivo geral: Ensinar a execução do chute de ataque e defesa e a prática da marcação.
Método utilizado: Global
Recursos materiais: Quadra, bolas de futsal e basquetebol, cones e aro.
Recurso humano: 13 alunos e 3 alunas de 12 a 15 anos.
Duração da aula: 60 minutos.
Atividades
1ª parte – inicial – Aquecimento e alongamentos
Os alunos formam um círculo, a uma distância de 3 a 4 metros um do outro. No centro do círculo fica o bobinho. Os alunos têm que realizar passe entre eles sem que o bobinho toque na bola. O jogador que realiza um passe errado, deixando o bobinho tocar na bola, passa para a posição de bobinho.
Fazer três alongamentos dos músculos: lateral do corpo, anterior da coxa e do quadril e adutores.
2ª parte – principal – chute - chute de ataque
Em duas colunas no meio da quadra, as bolas são arremessadas rasteiras do centro em direção aos tiros de canto de uma metade da quadra. Os alunos têm que correr pela lateral e chutar a bola no goleiro após esta ultrapassar por entre dois cones dispostos a 8 metros de distância. Após chutar de um lado, o aluno passa para o final da fila do outro lado para executar o chute com o outro pé.
Chute de defesa
Formar uma só fileira de alunos no meio da quadra junto a lateral de frente para seu campo defensivo. O professor se posiciona no círculo central com várias bolas de futsal, e a 8 metros do centro em direção ao canto defensivo é colocado dois cones distantes 2 metros um do outro de forma que o professor jogue a bola rasteira entre os cones em direção ao canto oposto da lateral onde estão os alunos. Ao jogar a bola, o aluno deve correr em direção a esse canto e após a bola ultrapassar os cones é que deve chutar visando a goleira ofensiva, isto é, a goleira da outra metade da quadra. Variação – trocar de lado.
Bola desalojada
Cada uma das equipes