Plano De Aula Culin Rias Do Brasil
I. Dados de Identificação:
Escola: Maria Luiza Gomes Junqueira
Professor (as): Ana Carolina de Sousa Catanho; Maria de Fátima Camargo Tito; Maria Helaine de Sousa.
Disciplina: História e Geografia
Série: 3º ano
Turma: A
Período: manhã
II. Plano de Aula:
Data de início e término: 20/04/2015 : 21/04/2015
Quantidade de aulas: 2
III. Tema: Culinária do Brasil
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar o conteúdo e trocar experiências.
Objetivos específicos: Facilitar a compreensão das diferenças da culinária do Brasil, entender o porquê das diferenças e etc
V. Conteúdo:
CULINÁRIA DO BRASIL
A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais.
A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite de dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
Vejamos abaixo os pratos típicos atualmente de cada região.
Norte: Lá os pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré); o pirarucu de casaca preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde; o tacacá; o açaí; o pato no tucupi, prato consumido geralmente na época do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e a maniçoba.
Nordeste: Inclui a tapioca, o vatapá, a moqueca (ambos com frutos do mar e azeite de dendê), o baião de dois (feito de arroz e feijão, com diversas variedades, geralmente incluindo também carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata), o acarajé (um bolinho de