Atividade Experimental
Observação microscópica de células do epitélio lingual
Professora: Isabel Peinado
Aluno: Lucas Freixo
Turma: 10ºC
Escola: Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
Data: 14-03-15
Índice
Introdução………………………………………………….pág.3
Registo de Observações…………………………………pág.4
Conclusões………………………………………………...pág.4
Bibliografia………………………………………………....pág.5
Webliografia……………………………………………….pág.5
Introdução
O objetivo da realização desta atividade experimental consistia em observar células do epitélio lingual, neste caso do nosso colega de turma Salvador Moreira, dado que foi ele a voluntariar-se para retirar com uma espátula as células do seu epitélio lingual.
Para a realização deste trabalho e consequente análise era necessário utilizar certos conteúdos abordados em aula. O conceito base a ter conta seria o conceito de célula. As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos sendo estas a unidade básica da vida. Outros conceitos importantes a ter em consideração seriam os conceitos de célula eucariótica e célula procariótica e distinguir estes. Realmente estes dois tipos distintos de células apresentam na sua constituição alguns aspetos em comum, como a presença de membrana celular, citoplasma, ribossomas e material genético, porém existe uma grande diferença: é o facto de a célula procariótica não possuir núcleo e a célula eucariótica sim. Por fim, outro dos conceitos necessários era saber o que era uma célula vegetal e uma célula animal e distingui-las. Estas células são semelhantes, possuindo cada uma organelos idênticos, porém, por exemplo, a célula vegetal apresenta parede celular e cloroplastos ao contrário da célula animal. Ora, tendo em conta estes conceitos podemos concluir que observamos células animais eucarióticas.
Para podermos observar as células ao microscópio foi necessário utilizar a técnica de “coloração por irrigação” que consiste em colocar uma gota, neste caso, de corante azul-metileno