Plano de Aula 8
Aluna: Ágatha Cassandra Alves Santos
Sala: 308
Turma: 2001
Você lembra que no Império o voto era censitário? Pois é... Porém, nos capítulos 4 e 5 do nosso Livro Didático, você poderá perceber que na República as coisas mudaram e a Constituição de 1891 consagrou o chamado “voto universal”, que em princípio aumentaria a possibilidade de que os representantes do povo fossem legítimos representantes da vontade popular. Pois é, mas parece que não foi bem assim na chamada “República Oligárquica”. Feitas estas considerações, responda as perguntas abaixo:
a) O que é o voto de cabresto e o que é o curral eleitoral?
b) Por que razão, a adoção do voto universal na Constituição de 1891 não possibilitou a eleição de autênticos representantes da vontade popular?
c) É possível afirmar que o chamado “voto de cabresto” ainda seja utilizado em pleno Séc. XXI? Justifique sua resposta.
RESPOSTAS:
a) O voto de cabresto - é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública, impostos pelos coronéis.
Curral Eleitoral – é uma região, cidade, bairro ou local aonde um político possui grande influência, é bastante conhecido ou aonde é muito bem votado, onde se exerce o voto de cabresto.
b) Porque o voto era direto e não secreto, as pessoas votavam de acordo com a vontade da elite, transformando-se assim em voto de cabresto.
c) Sim, na atualidade as pessoas são compradas por dinheiro, onde mais se encontram esses votos, são nos interiores.