plano de amostragem
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE NÍQUELÂNDIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MINERAÇÃO
GEOESTATISTICAS E ANALISES DE DADOS
NIQUELÂNDIA
2014
EDMILSON ALVES
EZEQUIEL PIRES
LEANDRO PEREIRA
MAURO VITOR
RODRIGO DOS SANTOS
RONALDO ALVEZ
RONNIE WAGNER
WASHINGTON GONÇALVES
PLANO DE AMOSTRAGEM
NIQUELÂMDIA
2014
AMOSTRAGEM DE SEDIMENTO ATIVO DE CORRENTE NA PROSPECÇÃO DE OURO
SEDIMENTO DE CORRENTE Esse método é utilizado principalmente em Pesquisa Regional, onde o objetivo é definir um Alvo a ser estudado posteriormente. As amostras coletadas informam possíveis anomalias a Montante do local da coleta de amostra, pois o fundamento desse Método Geoquímico se baseia no fato de que o sedimento de corrente reflete a composição das rochas localizadas na bacia (ou sub-bacia) de drenagem estudada. As águas pluviais, ventos e outros fatores promovem o intemperismo e, subsequentemente, o transporte das rochas até os córregos, riachos e rios e a partir destes, o transporte pelo sistema de drenagem da área.
Definição – É qualquer método baseado na medição sistemática de uma ou de várias propriedades químicas de material naturalmente formado.
Exemplos de Materiais Naturalmente formados: Rochas, Solos, gossans, sedimentos glaciais, vegetação, sedimentos de rios e lagos, água, vapos.
Foco da Exploração Geoquímica: descoberta de distribuições anômalas de elementos.
Escalas de Trabalho: Foram coletadas amostras de sedimento ativo de corrente em encostas de rio, com objetivo de fornecer informações sobre a direção e localidade do corpo mineralizado na investigação de maciços, as amostras foram coletadas em escala regional (1amostra por 1km2)
Regional – objetivo é detectar anomalias
OBS: OS ESPAÇAMENTOS DEVEM OBDECER A REGULARIDADE (COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ESTATÍSTICA).
Geomorfologia da área Situação geográfica, Clima, Solos e vegetação, Aspectos fisiológicos e