genetica
Estrutura e funcionamento do DNA. Conceito molecular de gene. Estrutura do genoma em procarioto e eucarioto (genoma mitocondrial e nuclear). Mutação e sua consequência para os produtos. Aberrações cromossômicas (aneuploidias e poliploidias). Genética mendeliana - primeira e segunda leis de Mendel. Herança sexual e determinação do sexo. Epistasia. Pleiotropia. Noções de genética de populações e evolutiva. Cálculo das freqüências gênicas e alélicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Mudança das freqüências alélicas. História do pensamento evolutivo e evidências da evolução. Teoria evolutiva de Darwin-Wallace. Seleção natural e artificial. Mecanismos evolutivos: mutação, panmixia, migração, deriva, efeito de fundador, seleção natural. Conseqüências do processo evolutivo: adaptação, extinção e especiação.
2. OBJETIVOS
Reconhecer a Evolução como a disciplina central das Ciências Naturais e
Compreender os mecanismos celulares e moleculares que regem a determinação das características hereditárias, abrangendo desde o conhecimento obtido a partir dos princípios mendelianos até as descobertas mais recentes a respeito da natureza do material genético e da sua expressão.
3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Aula expositiva participativa;
Análise, interpretação e discussão de textos;
Resolução de exercícios;
Seminário e
Aulas práticas.
4. Recursos Disponíveis
Recursos audiovisuais;
Vídeos e
Livros, periódicos científicos e revistas de divulgação científica.
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho dos estudantes será contínua e realizada de várias formas de maneira a dar diversas oportunidades de avaliar as habilidades e competências adquiridas pelos mesmos ao longo do semestre. Cada elemento da avaliação tem seu peso específico conforme descrito a seguir:
Provas (P1, P2 e P3): serão realizadas três provas durante o curso baseadas no conteúdo não cumulativo abordado em sala de aula e nas atividades extraclasse. O objetivo dessas provas é