Plano de Amostragem
Disciplina: Probabilidade e estatística aplicada a engenharia
Professora: Marília Miranda Forte Gomes
Turma: C
Semestre/Ano: 1/2014
Alunos: João Paulo Botelho Guimarães Vieira e Talyta Viana Cabral
Matrículas: 13/0011215 e 13/0037753
_________________________________________________________________________
Plano de amostragem
Jornal Universitário – FGA/UnB
Considerando o universo de estudo, também chamado de população, como todos os estudantes da FGA da Universidade de Brasília, a fim de redução de custos de pesquisa e redução de tempo, deve-se recolher uma amostra de 100 graduandos para uma pesquisa acerca dos temas e conteúdos a serem abordados pelo jornal universitário.
Para que a amostra tenha mais fidelidade à população como um todo, um plano de amostragem eficaz seria a amostragem por conglomerado. Tendo em vista que a FGA abriga cinco cursos de engenharia, divide-se a população em cinco grandes conglomerados, entre eles, os estudantes de: Engenharia de Software, Engenharia
Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia Automotiva e Engenharia Aeroespacial, deste modo, de forma estratificada, seleciona-se estudantes de cada área de acordo com a porcentagem que esses cursos representam na população de estudo. Assim temos:
Cursos(conglomerados)
Eng. de Energia
Eng. Eletrônica
Eng. de Software
Eng. Aeroespacial
Eng. Automotiva
Porcentagem(estratificada)
30% da população
25% da população
15% da população
15% da população
15% da população
Alunos selecionados
30
25
15
15
15
Tendo quantos alunos de cada curso serão entrevistados, pode-se aplicar um sorteio aleatório em cada curso para se obter a quantidade de alunos necessários (amostra) para que a pesquisa obtenha sucesso.
OBS.: As porcentagens citadas na amostra estratificada é ilustrativa, não tendo base em nenhuma pesquisa, utilizada apenas para explicar a ideia da amostra.
1