IT Plano de Amostragem
1. Objetivo
Determinar pontos de coleta é período das analises do processo para implantação desta IT.
2. Definições
SADL - Sistema de Adensamento e Desidratação do Lodo.
EPI’s - Equipamento de Proteção individual pH – Potencial Hidrogeniônico mV – Potencial Milivolt
IT – Instrução de Trabalho
3. Aplicação
Aplica-se às ambas equipes e escalas que exercem atividades no processo do SADL.
4. Descrição das Atividades
4.1. Amostragem dos Tanques de lodo
No início do turno, devesse realizar coletas do processo para as seguintes análises (pH, mV, Teor de Sólidos), dos respectivos tanques: Equalização, Equalizado e Afluente, afim de ter um parâmetro para uma melhor realização das atividades.
No tanque de Equalização se faz necessário realizar 3 amostras durante o turno, 1º no início das atividades, 2º meio do dia e 3º final do turno.
No tanque Equalizado se faz necessário realizar amostragem há cada troca de batelada.
No tanque de Adensado se faz necessário realizar amostragem há cada troca de batelada ou mudança no aspecto físico do lodo.
4.2. Amostragem dos Clarificados
Durante o processo é possível observar a qualidade do clarificado tanto das Mesas adensadoras quando das centrífugas, podendo assim realizar a regulagem e adequação do mesmo.
Por esse motivo, é sugerido realizar se a coleta apenas uma vez durante o turno, ou conforme ocorrer mudanças no sistema; Exemplo: “Recebendo RSAL ou água do Percolado” que por sua vez podem-se ocorrer variações no clarificado desta forma devesse realizar as seguintes análises (pH, mV, Cor, Turbidez, Al, Fe e Mn).
4.3. Amostragem Torta das Centrífugas
Para se manter uma boa qualidade no lodo desaguado, também é necessário realizar teste de teor de sólidos, dessa forma é adequado há realização destas analises 2 vezes ao turno, de forma que seja coletado todas as centrifugas operantes no processo.
4.4. Amostragem das Leiras
É imprescindível que ocorra uma boa coleta das leiras do