Plano brasil maior
Plano Brasil Maior – As tentativas do governo brasileiro para aquecer a economia
Alunos: Juliano Peixoto Garcia Maíra Capra Bertoldo
Abril de 2012
Plano Brasil Maior – As tentativas do governo brasileiro para aquecer a economia
1.
Introdução
No segundo semestre de 2011, o governo brasileiro lançou um conjunto de medidas para fortalecer a economia e garantir continuidade ao crescimento sustentável. O Plano Brasil Maior (2011-2014) é um plano de adoção de políticas em favor do desenvolvimento industrial e tecnológico e busca fortalecer a competitividade, acelerar ganhos de produtividade, promover o adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor, ampliar mercados, criar empregos de melhor qualidade e garantir um crescimento inclusivo e sustentável. Nesse artigo, iremos expor as principais medidas de incentivo adotadas pelo governo para aquecer a economia e analisaremos brevemente o possível efeito dessas ações sobre as exportações no Brasil. De acordo com Mauro Borges Lemos:
Os novos parâmetros mundiais exigem investimento em pesquisa e desenvolvimento, força de trabalho qualificada e estruturas corporativas flexíveis. A economia do conhecimento requer uma política industrial que conduza o país a um crescimento da produtividade intensiva em tecnologia. (LEMOS, 2012).
Alguns avanços a serem obtidos com o plano são: a desoneração da folha de pagamento, a devolução de créditos a exportadores, criação e ampliação de linhas de financiamento e melhorias no marco legal da inovação. Entre as medidas tributárias apresentadas no Brasil Maior, além das citadas anteriormente, estão: • Desoneração do IPI: renovação da desoneração de IPI para a linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar); • Desoneração da infraestrutura: REPORTO - estímulo ao investimento em infraestrutura para portos e ferrovias, com desoneração do IPI para produtos sem similar