PLANO BPC SUAS
-BPC-
Frei Rogério2015
IDENTIFICAÇÃO:
DADOS DO GESTOR:
SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ROSENI ALVES BORGES
Telefone: (49) 3257-0064
Rua: Joaquim Palhano, 43 - Centro Cep: 89530-000
Prefeitura: Prefeitura Municipal de Frei Rogério
Responsáveis Técnicas pela elaboração do Projeto: Psicóloga Mariane Carla Haag Pegoraro CRP-12/06918 Assistente Social Andreia Carla da Silva Buyno CRESS-, 12 Região.
E-mail: cras.freirogerio@outlook.com
Telefone: (49) 3257-0112
Apresentação
A realidade brasileira apresenta um contingente muito grande de pessoas Idosas e Deficientes que não tem encontrado na sociedade condições de vida satisfatória, de maneira integrada e participativa em seu contexto geral e Frei Rogério não fica atrás dessa realidade nacional, pois sua população é de 2.474 habitantes. Temos no município um total de 51 beneficiários do BPC. Através da parceria das agentes de saúde que foram instruídas a identificar esses beneficiários mais munícipes tiveram seu direito assegurado.
A pessoa envelhece em todos os sentidos em diferentes proporções tanto biológicas, psicológicas e sociologicamente.
O idoso e a pessoa Deficiente não se afastam voluntariamente dos grupos sociais em que vivem. É evidente que ele não se isola, por gostar de sentir solidão e sofrer.
Nas comunidades na maioria das vezes se encontra sem preocupação alguma o que é chamado pela sociedade de tranqüilidade, mas sentida e vivida como inutilidade. Segundo FERNANDEZ - BALLESTEROS (999), o envelhecimento é um processo de transformação constante do organismo humano, que se inicia na fecundação e termina com a morte biológica. Neste “processo, inclui-se alteração interna e externa, de caráter biológico, psicológico, social e espiritual.”
Quanto ao idoso e ao Deficiente propriamente dito não