Planilhas de custos
Curso: Administração de Empresas
Turma: 1º Período
TRABALHO DE
P D A
(PROJETO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM)
Lixo Orgânico
ACADÊMICOS:
Ádilla Thielly dos Santos
Lívia Reis da Silva
Cleyton Eduardo de Sousa
Iracilene dos Reis de Souza
Pedro Henrique Alves Ribeiro
Redenção – PA
2010
O Brasil produz 241.914 toneladas de lixo por dia, onde 76% são depositados a céu aberto, em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% em usinas de reciclagem e 0,1% são incinerados. Do total do lixo urbano, 60% são formados por resíduos orgânicos que podem se transformar em excelentes fontes de nutrientes para as plantas.
Em praticamente todas as cidades do Brasil, as pessoas aprenderam a jogar fora os restos orgânicos da casa, sem a menor preocupação. Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha e etc), bagaço de cana de açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas etc. estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc. Esses materiais são responsáveis pelo péssimo odor produzido no lixo, e consequentemente pelo o acúmulo de animais indesejáveis e insetos. Mas de uma forma geral, as pessoas são pouco orientadas, e nesse caso não imaginariam que o lixo orgânico de sua casa, pode-se ter muito valor.
COMPOSTAGEM DE LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO
A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Consequentemente se observa maior eficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com mais