Planilha de Cálculo
Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.
Uma planilha é simplesmente um conjunto de linhas e colunas, a intersecção de uma linha com uma coluna denominamos célula, que é a unidade básica da planilha, onde ficam armazenados os dados. Cada célula possui um endereço próprio, formado pela letra da coluna e pelo número de linha.
Uma planilha é dita eletrônica por permitir a construção e gravação em meios magnéticos, o que possibilita a recuperação e alterações eficientes, confiáveis e velozes, além de impressão.
As planilhas ficaram na história como umas das que levaram a micro informática para frente, sendo que as planilhas foram um dos motivos que levou o sucesso dos microcomputadores no início da década de 1980, onde a principal representante foi a Visicalc, depois o Lotus 123, que foi a planilha mais utilizada nos últimos tempos. E com a criação do ambiente gráfico Windows, foi lançado o Excel, o qual já dominou o mercado, agora com o lançamento do Windows 95, veio uma versão atualizada do Excel.
Uma planilha tem como função substituir o processo manual ou mecânico de registrar contas comerciais e cálculos, sendo mais utilizadas para formulações de projeções tabelas, folhas de pagamento, etc.
A história das Planilhas de Cálculo
A primeira planilha eletrônica foi inventada por Daniel Bricklin e co-inventada por Robert Frankston no final de 1978, quando Bricklin estava iniciando o segundo ano do mestrado em negócios da Universidade de Harvard.
Embora já tivessem criado o protótipo, as primeiras cópias da Visicalc (acrônimo de VISIble CALCulator) só foram entregues para compor o Apple II em outubro de 1979, tendo sido comercializadas inicialmente pela Software Arts que, em