partida motor trifasico
CAMPUS SÃO BENTO DO SUL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
RELATÓRIO SOBRE MONTAGEM DE PARTIDA
DIRETA DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
São Bento do Sul
Novembro 2012
INTRODUÇÃO
Na aula pratica, foi feito a montagem de dois tipos de partida de motores de indução trifásica, com esta aula foi possível ter uma noção real do acionamento de motores.
Equipamentos
Fusível (F1,F2,F3)
Sua função é proteger todos os componentes (relés térmicos, contatores, condutores e o motor) do circuito elétrico contra as sobrecargas da corrente elétrica, evitando danos ao sistema elétrico. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funda, por efeito Joule, que quando a sua intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
Contator (K1)
Dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferência para comandos elétricos automáticos à distância. É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contactos associados. Os que estão abertos, fechá-los, os que estão fechados, abre-os.
Relé Térmico (FT1)
São construídos para proteção de motores contra sobrecarga, monitorando a falta de fase e tensão.
Condutores elétricos
Tem como função distribuir por toda a sua extensão a corrente elétrica, da fonte de alimentação até o motor. Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira