Relatorio sobre partida direta de motores trifasicos
Karen Albuquerque e Francisco Jocean
Juazeiro do Norte - CE Setembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO O relatório foi baseado na aula prática da disciplina de comandos elétricos e tinha como objetivo realizar a partida direta de um motor trifásico. A seguir, disponibilizamos um breve resumo teórico sobre o conteúdo da prática.
Partida direta de motor trifásico
A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico). No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência.
A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação onde esta máquina elétrica é instalada, dependendo da aplicação é mais viável utilizarmos uma partida indireta, podemos observar abaixo as principais características deste sistema de partida:
Diagrama de Potência
Como podemos observar o diagrama de potência da partida direta expressa o motor elétrico como sendo a carga que será acionada e o acionamento é realizado através do componente contator.
Figura 1- Diagrama de Potencia
Componentes:
Alimentação A rede de alimentação será responsável por disponibilizar, neste caso, uma alimentação trifásica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor elétrico utilizado.
Fusíveis Para a proteção do circuito, como os cabos, componentes e curto circuito, normalmente, do tipo retardado.
Contator
Componente que tem a responsabilidade de fornecer ao