DOCENCIA
A grande maioria das ligações que recebemos com dúvidas em relação ao software de Análise de Holter estão relacionadas a:
- Frequências cardíacas erradas,
- Extrassistoles supraventriculares que são artefatos,
- Pausas falsas (devido QRS de baixa amplitude ou mesmo períodos de interferência onde não foram contados os batimentos), etc.
Todos estes problemas estão relacionados a procedimentos errados na instalação. O software de análise não gera artefatos! O programa de análise interpreta a gravação a partir do sinal eletrocardiográfico obtido do cartão.
A função de quem instala é extremamente importante e pode evitar todos os problemas descritos acima encontrados durante a análise.
Dicas de Instalação
Com a finalidade de auxiliarmos nossos clientes estamos enviando algumas dicas de instalação que devem ser observadas. Salientamos que um exame bem instalado torna a análise mais ágil, precisa e evita remarcações.
Material utilizado a ser utilizado
-Aparelho de barbear
-Álcool
-Gaze (ou algodão no caso de peles mais sensíveis)
-Lixa d’água fina 400
-Micropore
-Eletrodo (de boa qualidade)
Como utilizar
Aparelho de barbear
Pacientes do sexo masculino, se necessário, fazer tricotomia (depilar os pêlos no local onde serão colocados os eletrodos e o micropore). Não usar nenhum tipo de produto como creme de barbear ou sabonete.
Álcool
Umedecer a gaze com o líquido
1
www.cardios.com.br
Jornal Diagnósticos em Cardiologia
Dicas nº 45 ano14
Lixa d’água 400
Encontrada em loja de material de construção
Formato de folha: Cortá-la em várias tiras, utilizar um pedaço para cada paciente e jogar fora.
ATENÇÃO: a lixa tem finalidade de remover células mortas e aumentar a condutividade. Deve ser utilizada somente no ponto onde será colocado o eletrodo. Não há necessidade de comprimir a lixa no paciente, basta passar 3 vezes levemente na pele. Caso perceba que a pele do paciente é