Planeta água
A música é um excelente recurso para ser aproveitado no ensino de Geografia.
Já aconteceu de encontrar questões de vestibulares que usaram letras de músicas que eu já havia trabalhado em sala de aula, como Para todos, de Chico Buarque, e Parabolicamará, de Gilberto Gil, só para ficar nesses exemplos.
Nada melhor do que usar uma canção para ilustrar um conteúdo e fazer a ponte do que um determinado autor quis transmitir dentro do contexto histórico daquele momento.
A transformação do espaço, mudanças de valores ou de comportamento, relatos de um período. Seja o que for a música conta e canta histórias.
Aqui no Paraná, na rede estadual, temos uma interessante ferramenta que é a chamada TV Pen Drive. Em vez de fazer uso do aparelho de som, uso a televisão mesmo. Geralmente pego o vídeo que me interessa no Youtube (para isso existem diversos programas para baixar e converter os clipes, como o atube catcher ou o vdownloader), transfiro-o para o pen drive e depois é só reproduzi-lo. Vamos combinar que, vivendo na era em que imagem é tudo, o simples fato de uma determinada canção poder "ser vista", certamente irá representar um atrativo a mais para os alunos.
Segue abaixo uma relação com algumas músicas que, de acordo com a minha experiência pessoal, podem muito bem ser utilizadas para enriquecer o conteúdo a ser trabalhado (aos poucos vou me lembrando de mais e atualizando a lista).
Brasil:
Alceu Valença - Que Grilo Dá (Rock de Repente)
Araketu - Balança, Brasil (sugestão da Professora Cida)
Ary Barroso - Aquarela do Brasil
Beto Guedes - Vevecos, Panelas e Canelas
Cazuza - Brasil
MPB 4 - Brasil de A a Z
Samba-enredo Império Serrano - Aquarela Brasileira (1964)
Seu Jorge - Brasis
Titãs - Aluga-se (de Raul Seixas)
Comportamento/ Sociedade:
Cazuza - Ideologia
Chico César - Mama África (sugestão da Professora Cida)
Gonzaguinha - É
Elis Regina - Redescobrir
Engenheiros do Hawaii - O Papa É Pop
Engenheiros do Hawaii