Analise e desenvolvimento de sistema
1º Período – ADS
Introdução
Comparando o universo das proposições, com os relacionamentos da disjunção e da conjunção e suas propriedades;
o universo dos conjuntos, com os relacionamentos da união e interseção e suas propriedades;
e o universo dos interruptores, com os relacionamentos “em paralelo” e “em série” e suas propriedades, o que notamos? Apesar dos objetos dos três universos serem diferentes, algo similar é comum a todos, a saber, as propriedades inerentes aos relacionamentos. Existe então uma mesma interioridade da qual emanam as propriedades. Essa essencialidade é denominada uma estrutura matemática. Se prescindimos dos particulares objetos pertencentes a um determinado universo mantendo os relacionamentos e as propriedades, podemos definir uma estrutura geral (abstrata), ou seja, o conceito que expressa a essencialidade; e é o que faremos a seguir.
Sistemas Algébricos
Denominamos sistema algébrico (álgebra abstrata) um conjunto não vazio A, sobre o qual são definidas, duas ou mais operações binárias. Para o nosso escopo, trabalharemos com duas operações binárias, e denotaremos uma álgebra por (A,+,.), onde os sinais + e . indicam as duas operações, seguir, apresentaremos a álgebra que dá nome a este capítulo, a qual é uma das mais importantes frutíferas da modernidade, a álgebra booleana.
Álgebra Booleana
Uma álgebra booleana consiste em um conjunto não vazio B, sobre o qual são definidas duas operações binárias, denotadas por + e •, as quais satisfazem as propriedades (axiomas) enunciadas seguir. Para quaisquer a, b, c pertencentes a B, valem:
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9)
a.b = b.a (comutativa) a-b = b-a (comutativa) (a+b)+c = a+(b+c) (associativa) (a.b).c = a.(b.c) (associativa) a+(b.c) = (a+b).(a+c) (distributiva) a.(b+c) = a.b + a.c (distributiva) Existe 0 ∈ B tal que a+0 = 0+a = a (identidade) Existe 1 ∈B tal que a.1 = 1.a = a (identidade)