Empreendedorismo
Trabalho Acadêmico: 1º Série Curso Administração Empreendedorismo
Introdução
O conceito do empreendedorismo se tornou relevante no país entre 2000 e 2010. Essa preocupação surgiu devido à necessidade de reduzir o encerramento das empresas.
O aumento do surgimento de novas empresas deve-se ao grande número de pessoas desempregadas que buscaram abrir seu próprio negócio.
Em 1999 o Governo Federal implantou o programa Brasil Empreendedor cujo objetivo foi capacitar os empreendedores na elaboração do plano de negócios. Posteriormente surgiu o programa Empreendedor Individual, cujo objetivo é formalizar os empreendedores, em 2011 já havia dois milhões de empreendedores formalizados no Brasil.
A maior parte das empresas criadas é constituída por pequenos empresários. Devido a alguns atuarem sem planejamento, mais de 50% dessas empresas encerraram as atividades nos primeiros anos.
De acordo com o SEBRAE em um estudo publicado em Agosto de 2007, as pequenas empresas que sobrevivem por menos de dois anos aumentou em 78% em 2005. Mesmo com essa evolução, os empresários devem estar atentos e buscar desenvolver novidades para combater a concorrência e também buscar se atualizar e se capacitar para obter melhoria contínua em seus negócios.
Etapa 1
Passo 4
Após a realização e análise do exercício de auto-avaliação do perfil de um empreendedor, chegamos a pontuação média de 115, para a equipe isso quer dizer que possuímos muitas características de empreendedor e às vezes nos comportamos como um, porém, ainda podemos melhorar se equilibrarmos os pontos fracos com os fortes que já possuímos.
Verificando atentamente e separadamente as questões do exercício, é possível identificar com clareza os pontos fortes e os fracos e no caso da equipe, chegamos