Planeta reciclável
Plástico e sua história
O primeiro plástico sintético foi desenvolvido no século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920.
Este material, relativamente novo se compara a outro como vidro e o papel, passou a estar presente em grande parte de nossos utensílios.
A praticidade e a resistência do plástico tornaram este material um dos mais usados no mundo. No Brasil eles já representam cerca de 20% dos resíduos, e acredita-se que sua utilização e conseqüentemente seu descarte aumentam ainda mais nos próximos anos.
Na reciclagem do plástico os produtos finais normalmente não são utilizados na indústria de alimentos para evitar algum tipo de contaminação. Plásticos são materiais formados de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que por sua vez, são formados por moléculas menores, chamados monômeros.
Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais tais como: algodão, madeira, cabelo, chifre de boi, látex entre outros são comum entre plantas e animais. Os sintéticos, tais como plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas. O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plásticos.
Composição
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo, e pertence ao grupo dos polímeros(moléculas muito grandes, com características especiais e variadas).
A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico e manter sua forma após sua moldagem.
Tipo de plásticos
São muitos os tipos de plásticos: os mais rígidos, os fininhos, os fáceis de amassar, os transparente, etc.
Eles são divididos em dois grupos de acordo com suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.
Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias