Perícia contábil
1 – Qual o conceito de perícia judicial?
Perícia Judicial é aquela realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário que se processo através de regrais legais específicas, ou seja, estão sob a tutela da justiça.
2 – Quem pode executar perícia contábil? Quando será nomeado o perito?
A perícia contábil será executada por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade e será nomeado quando designado pelo juiz em perícia contábil judicial.
3 – Quais são as qualidades que ter um profissional que se dedica ao trabalho pericial?
As qualidades de um profissional que se dedica ao trabalho pericial são:
* ser registrado nos órgãos fiscalizadores do exercício de suas profissão (Legal); * ter conhecimento teórico e experiência na área para qual foi nomeado perito (Profissional); * observar o código de ética profissional do contador (Ética); * fundamentar na virtude das atividades pessoais do profissional (Moral).
4 – Comente a diferença que existe em relação ao erro e à fraude.
A diferença entre erro e fraude é que o erro é o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos. Já a fraude é o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registro e demonstrações contábeis.
5 – Considerando-se que o método da perícia é em sua abrangência analítico, quais são os detalhes em relação ao trabalho pericial, que o perito deve sempre observar?
O perito deve-se: * identificar-se bem o obejtivo; * planejar competentemente o trabalho; * executar o trabalho baseado em evidências claras, plenas e totalmente confiáveis; * ter muita cautela na conclusão e só emiti-las depois de que esteja absolutamente seguro sobre os resultados; * concluir de forma clara, precisa e evidente.
6 – Quais são os requisitos essenciais e determinantes para a boa qualidade do trabalho pericial?
Os requisitos