amigos do planeta
A empresa Casas Bahia esta próximo de completar 60 anos de existencia e sempre pensou na comodidade e bem estar de seus clientes, e foi quando criou no ano de 2008 o programa de gestão sustentável de resíduos, reciclagem e conscientização ambiental, denominado Amigos do Planeta, com o intuito de mostrar para as pessoas o quanto é importante reciclar. Através desse programa foi possível gerar mais empregos e investir em trabalhos sociais e ambientais.
O projeto Amigos do Planeta foi criado com a intenção de dar suporte e o correto tratamento aos materiais reciclados recolhidos. Contudo o programa tem o desafio de reduzir as taxas de acidentes e tornar a limpeza dos ambientes de trabalho mais seguros.
O projeto incluiu ações de redução, reutilização e reciclagem de lixo em todas as áreas da empresa. O objetivo e buscar uma adequação ambiental à geração e ao descarte de resíduos, assim como conscientizar todo o corpo funcional para a doação de atitudes individuais ambientalmente mais amigáveis.
Deste o inicio das ações o Amigos do Planeta já encaminhou mais de 52 mil toneladas de matérias para reciclagem, além de mais 130 mil unidades de lâmpadas e 13 toneladas de pilhas e baterias enviadas para o descarte correto.
Além das separações de resíduos sólidos recicláveis dentro das lojas, o Amigos do Planeta também realiza a logística da reserva de embalagens, que consiste em levar de volta para a CT as caixas de papelão e isopor descartados pelos clientes na hora do recebimento das mercadorias adquiridas nas lojas das empresas.
O programa se estendeu também, após 2010 onde houve a junção das Casas Bahia com o Ponto Frio, onde foi criado o grupo Via Varejo, nele toda renda obtida na venda de materiais provenientes da logística reversa e da coleta seletiva realizada nas lojas Casas Bahia e Ponto Frio, centro de Distribuições e unidade administrativas são destinadas à aplicação social.
Aplicação Social
A verba proveniente da venda dos