Evolução
A palavra também permite referir-se ao movimento de uma pessoa, de um animal ou de uma coisa que se desloca por meio de linhas curvas; ao movimento que fazem as tropas ou os navios militares, quando passam de umas formações para outras para atacar o inimigo ou para se defenderem do mesmo; à mudança de atitude, comportamento ou propósito; à mudança de forma; e ao desenvolvimento ou à alteração dasideias ou das teorias.
A evolução biológica é o processo contínuo de transformação das espécies através de alterações produzidas em sucessivas gerações, que se vê reflectida na mudança das frequências alélicas de uma população. Este processo corresponde a uma alteração do perfil genético de uma população de indivíduos, podendo resultar no aparecimento de novas espécies, na adaptação a ambientes diferentes ou ao surgimento de novidades evolutivas.
Convém destacar que o biólogo britânico Charles Darwin propôs a selecção natural como sendo um mecanismo evolutivo que se define como a reprodução diferencial dos genótipos no seio de uma população biológica.
Por fim, podemos mencionar que, na filosofia, a evolução é uma doutrina que explica todos os fenómenos, sejam eles cósmicos, físicos ou mentais, por transformações sucessivas de uma única realidade primeira, sujeita ao perpétuo movimento intrínseco.
Leia mais: Conceito de evolução - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/evolucao#ixzz35PxYnNRq
Segundo Lamarck a evolução ocorre por ação do ambiente sobre as espécies, que sofrem alterações na direção desejada num espaço de tempo relativamente curto. Alguns aspectos desta teoria são válidos e comprováveis como o caso do uso e desuso de estruturas. Sabe-se que a