Cola de polvilho
Este trabalho tem como objetivo principal relatar uma experiência realizada em laboratório, com finalidade de observar a reação química, quando da mistura de polvilho, água, corante e hidróxido de sódio.
Além disso, neste trabalho também é apresentado formas de utilização do resultado dessa mistura.
1. COLA DE POLVILHO
A cola de polvilho pode ser muito útil no dia a dia, tanto no uso escolar, quanto no cotidiano. Essa cola também serve como tinta.
1.1 Materiais
• Polvilho
• Hidróxido de sódio
• Água
• Corantes
1.2 Procedimento
Coloque 100 ml de água em um Becker, acrescente três colheres de polvilho e mecha. Depois, acrescentando algumas gotas de soda, começará a ficar homogêneo. Por fim, adicione corante, e a tinta estará pronta.
1.3 Resultados
Essa mistura resultou em uma cola colorida. Esta também pode ser utilizada como tinta.
1.4 Utilização
A cola também pode usada como tinta, e essa tinta pode ser utilizada para pinturas em quadros, em madeira, e diversos tipos de papéis. Quando não usada como tinta, é usada como cola, e leva cerca de trinta minutos para a secagem e colagem.
CONCLUSÃO
Esse experimento foi muito importante para a percepção das reações químicas, observou-se que após a adição de hidróxido de sódio, a mistura ficou consistente, bem como, mudou de cor com a adição de corantes.
Viu-se que o emprego dessa mistura engloba desde a utilização para fins caseiros, artesanais, trabalhos escolares, entre outros.
Trabalhos dessa natureza são muito importantes pois estimulam a criatividade dos alunos e despertam o seu interesse em aprimorar seus conhecimentos na disciplina.