bioestatitsica
1181 palavras
5 páginas
CAPITULO 2POPULAÇÃO E AMOSTRA
1-VARIÁVEIS
A cada fenômeno corresponde um numero de resultados possíveis. Assim, por exemplo:
Para o fenômeno “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino;
Para o fenômeno “numero de filhos” há um numero de resultados possíveis expressos através dos números naturais;
Para o fenômeno “estatura” temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um numero infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo.
Variável é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
Os exemplos acima nos dizem que uma variável pode ser:
A. Qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino ou feminino), cor da pele (branca, preta, amarela, vermelha, parda) etc.;
B. Quantitativa: quando seus valores são expressos em números (salários dos operários, idade dos alunos de uma escola, etc.). Uma variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de variável continua: uma variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta.
Assim, o numero de alunos de uma escola pode assumir qualquer um dos valores do conjunto N= (1, 2, 3,..., 58,...), mas nunca valores como 2,5 ou 3,78 ou 4,325 etc.; Logo, é uma variável discreta. Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos tanto pode pesar 72 kg, como 72,5 kg, como 72,54 kg etc., dependendo esse valor da precisão da medida.
De modo geral, as medições dão origem a variáveis continuas e as contagens ou enumerações, a variáveis discretas.
Designamos as variáveis por letras latinas, em geral, as ultimas: X, y, z
Por exemplo, sejam 2, 3, 5 e 8 todos os resultados possíveis de um dado fenômeno. Fazendo uso da letra x para indicar a variável relativa ao fenômeno considerado, temos: XE (2, 3, 5,8)
QUESTÕES
1. Classifique as