Tinta natural
Neste trabalho verificaremos a qualidade de uma tinta fabricada com água, soda cáustica e polvilho azedo. Serão usados corantes e pigmentos naturais para conseguir colorações diferenciadas, depois colocar-se-á para teste fazendo uma pintura utilizando esta tinta.
Materiais
1 Béquer
4 colheres de polvilho azedo
200ml Água
10~20ml soda cáustica
Procedimentos
Misturar água com polvilho até ter uma solução de 200ml;
Adicionar 10~20ml de soda cáustica e mexer até ficar na densidade correta;
Após a solução estar no ponto certo, acrescenta-se corante da cor desejada ou então pigmentos naturais ou misturas para fazer uma cor diferente.
Resultados
Tinta com uma boa superfície de contato, leve e com uma grande variação de cores.
CONCLUSÃO
Nesta prática de criação de tinta foi utilizada uma esterificação do amido presente no polvilho azedo com hidróxido de sódio (soda cáustica) e provou-se efetiva. É uma ótima alternativa para quem quer pintar sua casa de uma forma barata, elegante e com uma grande abrangência de cores.
Tinta com terra:
Ingredientes
-Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros;
-Terra argilosa (seis a oito quilos), água (dez litros), um quilo de cola branca. Pigmentos como açafrão, urucum, areia ou as diversas tonalidades do próprio solo podem ser usadas para obter a cor desejada. Observação: não utilizar terra de formigueiro ou cupim (confira o vídeo abaixo para mais informações).
Modo de preparo
-Misture a terra e a água, passe a mistura numa peneira fina, acrescente a cola e misture novamente. Após fazer isso, adicione a cor com a mistura de pigmentos escolhidos.
Se você quiser obter uma tinta mais fina, passe a mistura por uma peneira por mais de uma vez. Se quiser uma tinta grossa, a peneira não é necessária.
Além de todas as vantagens ambientais, esse tipo de tinta é cerca de 70% mais barata que as tintas convencionais. Uma lata de tinta cobre de 70 a 90