Planejamento
A primeira loja da rede Casa do Pão de Queijo foi aberta no centro de São Paulo em 1967. Inicialmente surgiu como um pequeno negócio familiar que visava apenas servir aos paulistanos o famoso pão de queijo da Dona Arthêmia (mãe do fundador Sr. Mário Carneiro), utilizando uma receita desenvolvida por ela enquanto ainda morava em Uberlândia. A loja obteve ótima aceitação do público, atingindo a marca de 42.000 pães de queijo vendidos em um só dia.
O passo seguinte da estratégia foi expandir a rede própria e se diferenciar no seguimento de fast-food. Em meados da década de 1980, a rede chegou a ter 15 lojas próprias com o mesmo formato da primeira. Em 1987, a Casa do Pão de Queijo passou a ser uma franquia, com produtos e técnicas operacionais e de vendas padronizados, agregando a imagem da Vovó Arthêmia, que passou a ser sua marca registrada.
Hoje, a Casa do Pão de Queijo é líder no seu segmento e são atendidas em suas lojas mais de 150 mil pessoas por dia. De acordo com pesquisa realizada pela própria rede com os clientes atuais no ano 2000, o público que frequenta a franquia são homens e mulheres em geral das classes A e B, com idade superior a 25 anos.
Como parte da sua estratégia de expansão de linha de produtos, além do pão de queijo, a empresa passou a oferecer em suas lojas sanduíches, bebidas frias e quentes, doces brasileiros e sorvetes. São vendidos também produtos para viagem, como pães de queijo congelados e massas prontas.
Fonte: Adaptados da casasdesucesso.wordpress.com/tag\planejamento-estrategico. Acesso em 01 de novembro de 2008
QUESTÃO 7
O engenheiro Mário Carneiro partiu de um sonho inicial de servir aos paulistanos o delicioso pão de queijo da Vovó Arthêmia. Como o passar do tempo, viu a possibilidade de expandir seus negócios e hoje mantém uma rede de lojas franquiadas que atende a mais de 150 mil pessoas por dia. Para que conseguisse