Psicologia de um vencido.
Observando o sentido das palavras que definem o eu lírico, o que podemos concluir sobre a visão que o eu lírico transmite dele mesmo?
O poema esta escrito em 1ª pessoa, demonstra sentimento de tristeza e sofrimento ao escrever: “Sofro desde epigênese da infância”, há presença de pessimismo e angústia por causa do fim triste de todo homem. Há também subjetividade demonstrando certo grau particular naquilo que escreve, mostra-se como estivesse dentro da matéria, através de termos científicos revela que há apenas a dimensão material, não acreditando em alma ou espirito.
A significação entreescuridão e rutilância faz paradoxo entre claro e escuro, ou seja, entre bem e mal, é como se fosse a sombra representando a morte e a luz representando a vida.
A relação de significação ajuda a qualificar o eu lírico através sentimentos íntimos de uma pessoa que tem plena certeza de que irá morrer, na verdade é uma realidade entre carne e a morte, dando significado de ida para lugar nenhum e que a morte é apenas a destruição da matéria viva, sendo este, o que todo ser humano tem como destino final.
O cenário do eu lirico do poema demonstra ser em um leito hospitalar, e isso se torna evidente quando ele escreve: “Profundissimamente hipocondríaco. Este ambiente me causa repugnância. Sobe-me a boca uma ânsia análoga a ânsia. Que se escapa da boca de um cardíaco”. Crê que este hospital representa o mundo, um ambiente onde há tristeza e que tem muitas pessoas que desconhecem sua própria dor, se espelhando então através de fatos científicos em uma tentativa de justificar seu infeliz fim.
Os sentimentos que invadem o eu lírico presente no poema: tristeza, pessimismo, repugnância, dor, conformismo, angústia, materialismo e pavor da morte.
O tipo de prosódia semântica que predomina no poema é o predomínio da prosódia semântica negativa, pois demonstra através do poema de que tudo leva para o