Planejamento
Planejar é uma atitude executada por todo ser. Qualquer indivíduo planeja suas ações antes de executá-las, seja suas tarefas diárias, uma viagem ou a compra de um automóvel. O planejamento permite mapear possíveis obstáculos, assim podemos tomar decisões menos arriscadas.
PARA QUEM SERVE O PLANEJAMENTO?
Para toda pessoa ou organização que queira, ou seja, exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.
POR QUE O PLANEJAMENTO?
Para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente. O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.
QUANDO PLANEJAMOS?
O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento. O planejamento não é imutável, pelo contrário, sempre que houver algo que justifique, o planejamento deve ser revisto, para que os objetivos do planejamento sejam atingidos, pois a prioridade deve ser o objetivo, jamais a manutenção rígida do planejamento.
ONDE PLANEJAR?
Em quaisquer atividades que exijam ação coordenada, esforços múltiplos entre um número grande de pessoas, ou em atividades onde haja risco de comprometer vidas humanas ou de empresas, tanto sob o ponto de vista de manutenção da vida como de sua continuidade e desenvolvimento.
COMO PLANEJAR?
Iniciando o planejamento, corrigindo rumos, aprendendo com a experiência própria e de outros, lendo outros planejamentos, livros,