Cartilha de consumo de água
Página 1 de 7
INTRODUÇÃO
Esta cartilha visa orientar e transmitir algumas dicas que, postas em prática, ajudarão a reduzir o consumo de água tratada no Edf. Gorbea.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. (“como reduzir o consumo de água”,
2006. Prefeitura da cidade de São Paulo).
No Edf. Gorbea, composto por 52 apartamentos, está havendo um consumo médio diário de
50m3 (50.000 litros por dia). Calculando-se por apartamento, são aproximadamente 962 litros por dia. Considerando-se uma média de 4 habitantes por moradia, resultam em um consumo médio diário de 240 litros por habitante. Totalmente coerente com o estudo das Nações Unidas.
Marcas nas pias ou piso abaixo das torneiras e do chuveiro, respectivamente, sugerem que há vazamento há algum tempo.
Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias.
Gotejando = 1.380 litros por mês
Filete de 1 mm = 62.640 litros por mês
Filete de 2 milímetros = 135.350 litros por mês
FONTE:www.cagece.com.br/espacoeducacional/desperdicio/
Slogan: “Poupe rios de água. Reaproveite sempre que puder”.
DICAS GERAIS
Aderir à reciclagem do papel: a produção do papel reciclado gasta menos água que a produção de papel virgem. Uma tonelada de papel reciclado poupa 25 mil litros de água.
Utilize a descarga só quando for necessário. Evite descargas desnecessárias.
Não transforme o vaso sanitário em recipiente de lixo. Coloque o lixo (como cotonetes e papel) no lixeiro apropriado para esse fim.
A água utilizada para ferver vegetais, depois de resfriada, pode ser utilizada para regar as suas plantas ou a sua jardineira. Inclusive, essa água está cheia de nutrientes.
Essa cartilha