Planejamento
Prof. Tacila
Curso de Administração
Natalia Costa Lourenço
1º Paulo Natan saiu da Faculdade há muito tempo. Sempre trabalhou dentro dos padrões que aprendera da Teoria Clássica, Relações Humanas e Burocracia. Agora, sua experiência profissional frente aos problemas atuais lhe indica que se torna necessária uma nova abordagem da empresa que dirige. Como você mostra a Paulo as diferentes abordagens múltiplas dos estruturalistas? Explique.
Res. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações. O homem que desempenha papéis em diferentes organizações, tais como: flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização.
2º A Teoria Estruturalista caracteriza o tipo de trabalhador ideal como sendo o chamado "Homem Organizacional", isto é, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações e, para isso, precisa ter certas características de personalidade tais como: flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização. Explique cada característica, separadamente.
Res. Flexibilidade: Facilidade em adaptar-se a constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações. Tolerância as frustrações: Evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais. Permanente desejo de realização: Garante cooperação e conformidade com as normas organizacionais obtendo recompensas sociais e materiais.
3º 1. Explique o que seja Burocracia na concepção dos autores.
Res. É uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e