Planejamento
Introdução.
Este trabalho relata os "Modelos Atômicos", mostrando as suas características, estas características são: de como foi formado, contar um pouco da vida dos físicos que os formaram, quando foi fundado a primeira teoria atômica, etc.
Tentarei mostrar, estas características com a maior clareza possível e também através deste trabalho poderei abrilhantar um pouco mais o meu conhecimento, para melhor conhecer os átomos.
Desenvolvimento.
Descrever um objeto desconhecido e coberto com uma toalha, empregando apenas o tato, seria provavelmente uma tarefa difícil e demorada. Teríamos que ir apalpando e fazendo suposições. Aos poucos, iríamos formando uma idéia de como seria o tal objeto. No entanto, por mais que tentássemos, mamais poderíamos garantir que o objeto oculto é exatamente aquilo que imaginamos que seja, pelo simples fato de não poder vê-lo.
Esta situação ocorre com relação ao átomo.
Descobrir como ele realmente é, constitui uma tarefa extremamente difícil, pois, sendo muito pequeno, é impossível vê-lo, mesmo com os mais sofisticados aparelhos. Para descrevê-lo, recorre-se a um processo semelhante ao descrito acima; só que a forma de "apalpar" é bastante diferente.
Parece que o primeiro povo a tentar explicar racionalmente a constituição da matéria e seu comportamento foram os gregos.
Por volta de 450 a.C., Democrático e Leucipo imaginaram que a matéria seria constituída de pequenas esferas, denominadas átomos.
A idéia que fazemos a respeito de um objeto desconhecido a partir de evidências experimentais é chamada modelo. Os gregos não propuseram um modelo atômico, pois a idéia que faziam a respeito do átomo não se baseava em experimentos, mas antes, em reflexões filosóficas sobre a Natureza.
Por muito tempo, as tentativas de desvendar os segredos da constituição da matéria foram praticamente nulas. Somente por volta de 1807 (2000 anos depois) é que aparecem trabalhos consistentes sobre a constituição