Era vargas
Getúlio Vargas nasceu em 1882 na cidade de São Borja e desde muito antes de assumir a presidência do Brasil, ele sempre esteve envolvido com política. Ele foi eleito deputado estadual duas vezes seguidas no Rio Grande do Sul em 1909 e 1913, sendo que nesse último ele renunciou ao cargo nesse mesmo ano. Em 1907 Vargas retornou à Assembléia Legislativa e é reeleito deputado estadual em 1919. Já em 1924 ele é eleito deputado federal, onde permanece até 1926 onde é eleito Ministro da Fazenda, em 1928 Governador do Rio Grande do Sul e finalmente em 1930 Presidente do Brasil.
Vargas ficou conhecido como “pai dos ricos e mãe dos pobres”, pois ele tinha uma grande capacidade de jogar nos dois lados, na elite e no proletariado (parte mais pobre de uma nação). Assim ele fez uma verdadeira revolução no governo brasileiro implantando o Estado Novo, conhecido como a “ditadura” Vargas, onde tudo o que acontecia era bom para a elite brasileira.
Mas ele também fez muita coisa pelo proletariado como a criação da Justiça do Trabalho em 1939, onde os trabalhadores tiveram direito ao décimo terceiro salário, auxílio desemprego, licença maternidade, salário mínimo, assim como a Consolidação das Leis do Trabalho, onde criou os direitos trabalhistas como a carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas, que não havia antes, assim ele agia para satisfazer as duas classes sociais, era sua estratégia para se manter no