Planejamento
Meta:
Ensino Superior: estender o atendimento público ao equivalente a 20% da população da faixa etária 18-24 anos, até 2020, garantidos a excelência acadêmica e o incentivo à pesquisa.
Diretrizes:
Reduzir as disparidades de acesso à educação, sejam elas regionais, entre a cidade e o campo, ou resultado de desigualdades de qualquer origem;
ReUni
Principais metas:
- A elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90%;
- Elevação gradual da relação aluno/professor para 18 alunos para 1 professor;
- Aumento mínimo de 20% nas matrículas de graduação e o prazo de cinco anos, a partir de 2007 – ano de início do Programa – para o cumprimento das metas.
POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REUNI VERSUS PROUNI
José Luis Simões- UFPE
Doutorando Ruy de Deus e Mello Neto – USP
Plano Nacional da Educação apresentado na Lei Federal nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001, apontava-se a necessidade de ampliação da oferta de vagas no ES para 30% dos jovens entre 18 e 24 anos.
A solução encontrada pelo Governo Federal foi a de atacar o problema em duas frentes distintas: a primeira que visava à ampliação da oferta de vagas para alunos de baixa renda na rede pública – via REUNI e Cotas nas Instituições Federais de Ensino – e outra constituída pelo financiamento de vagas públicas a alunos de baixa renda no ES privado – via ProUni.
TEORIA DO CAPITAL HUMANO E A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E
CAPITALISMO
Este artigo busca mostrar que a Teoria do Capital Humano prega que o maior investimento na educação torna o indivíduo mais competente para concorrer no mercado de trabalho e que sua escolarização pode garantir uma posição melhor ou uma mobilidade social. Contudo, esta teoria deposita no indivíduo a responsabilidade por sua condição social. Esta teoria auxilia o capitalismo em seus anseios, formando a mão de obra útil e necessária com os valores e atitudes que fomentam e