Planejamento
1. TEMA
O tema escolhido demonstrará a importância da contabilidade gerencial na administração das empresas, e o papel do contador como principal facilitador dessa tarefa, os usuários mais freqüentes da Contabilidade, as demonstrações contábeis exigidas pela Legislação.
Será apresentada de forma resumida o fluxo de caixa e a necessidade de se conhecerem os custos dos produtos e serviços para melhor administrá-los.
E por fim a definição sobre sistema de informação e sua classificação. A relação custo versus benefício, a tecnologia da informação, os sistemas de informação contábil e a sua importância também serão abordadas.
2. INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial é um dos instrumentos mais poderosos para subsidiar a administração de uma empresa. Seus relatórios abrangem os diferentes níveis hierárquicos e funcionam como ferramentas indispensáveis nas tomadas de decisões, causando forte influência no processo de planejamento estratégico empresarial e no orçamento.
Beuren (2001) afirma que os sistemas de informação têm uma relação direta com o processo de gestão, pois são eles que dão o suporte informacional a todas as áreas da organização.
3. CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL
3.1 Contabilidade financeira
A contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apuração ou medição da riqueza (LEITE, 1988). Gonçalves e Batista (1996) definem contabilidade como "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa".
A contabilidade por ter o patrimônio como objeto principal e por estar presente nas rotinas empresariais deverá obedecer a algumas exigências perante a Legislação, como os Princípios e as Convenções contábeis. Conforme o Artigo 3º da Resolução CFC N.º 750/93, os Princípios Fundamentais de