Planejamento
Introdução:
A gestão do conhecimento têm como objetivo:
- Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias
- Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligadas a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.
- Apoiar gerações de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
- Dar vida ao dados tornando os utilizáveis e úteis, transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento humano e comunitário.
- Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
- Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis
1.1 – Conceitos de Gestão de conhecimento O conceito gestão do conhecimento, surgiu no início da década de 90, e segundo SUEIBY (1998 p 3) á Gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional, ela faz parte da estratégia empresarial. Para entender, Gestão do conhecimento, deve-se iniciar escrevendo os conceitos de dados, informação, conhecimento, chegando por fim, ao processo de Gestão do conhecimento, dados pode ter significado distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações genericamente, pode ser definido como um “ conjunto de fatos distintos e objetivos e relativos a eventos” (DAVENPORT E PRUSAK,1998,P.2). E informação bruta, é a descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância,propósito e significado, mas são importantes porque são matéria-prima essencial para a criação da informação. Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser avaliável ou visível, e onde existe um emitente e um receptor.
È o insumo mais importante da produção humana.