planejamento e controle de produção - geração de energia
O estudo ressalta as aplicabilidades de conceitos quanto à temática de Planejamento e Controle de Produção voltada a usinas produtoras de etanol, relacionando uma gama de fatores que influenciam diretamente a obtenção de resultados decorrentes da disciplina na rotina de trabalho de engenheiros. Esses conhecimentos básicos necessários para a estruturação e gerenciamento do sistema de produção propiciam a análise de situações envolvendo problemas de gerenciamento de produção, bem como as medidas cabíveis para aquisição dos resultados. Conhecimentos direcionados a estratégia de produção, arranjos físicos, gerenciamento de pessoas, planejamento e controle de produção entre outros, como forma de melhorar o desempenho das atividades industriais.
INTRODUÇÃO
O processo de produção industrial é um complexo conjunto de atividades em seu parque industrial. No ramo de produção de etanol, as usinas sucroalcooleiras, possuem um parque industrial complexo e existe a necessidade do acompanhamento sistemático das variáveis que compõe os seus respectivos custos de produção. Estudos a respeito podem trazer muitos benefícios ao setor quando acompanhados de prática de gestão de custos na empresa, de desenvolvimento de uma gestão administrativa integrada ao processo de produção.
Assim, a caracterização desse trabalho é voltada para identificar as etapas de processos e suas variáveis, ressaltando a importância do controle das mesmas para eficiência do processo até o produto final. O presente trabalho visa o estudo de parâmetros de controle e monitoramento dos processos que compõem a linha de produção do etanol.
Este estudo tem como referencial voltado para o detalhamento da planta industrial, bem como funciona o processo de produção de etanol que vai desde a chegada da cana-de-açúcar mostrando o processo de extração do caldo, assim como o tratamento do mesmo, evaporação e destilação. Na extração de caldo, também,