Planejamento e controle de materiais
Planejamento e controle de Materiais de demanda
GUARULHOS
1ºSEMESTRE/2011
Planejamento e controle de Materiais de demanda
Trabalho de Estágio do Curso de Engenharia da Produção – 7º Semestre da Universidade Guarulhos, avaliado no 1º semestre de 2011, como requisito para a aprovação nas disciplinas: “Estágio Supervisionado II” e “Estágio Externo Obrigatório II”.
Orientador: Profº. Wander Nassif
GUARULHOS
1ºSEMESTRE/2011
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 1.0 - Proposta de Desenvolvimento.
O presente estudo tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e as melhorias aplicadas em uma operação de abastecimento inbound de matéria-prima na área de planejamento e controle de materiais de demanda dependente de uma empresa do ramo Logístico e Sistemas de Armazenagem (Tegma), sendo uma indústria química (Unilever) a contratante.
1.1 - Logística no sistema de produção em massa e enxuta
No processo convencional de transporte, alinhado à produção em massa, a economia de escala gerada com o transporte em grandes lotes é o combustível que fomenta o falso ganho e consequentemente a produção empurrada, motivo de satisfação dos operadores logísticos e proprietários de armazéns. A visão ou a pouca visão na busca de uma eficiência isolada, medida pelo custo do frete, estará criando a ilusão de um falso ganho por quilômetro transportado. Senão, vejamos, é verdade ou mentira a queixa dos responsáveis pelo recebimento e expedição quanto ao mau aproveitamento pleno da capacidade de recebimento e expedição? A verdade é que as suas noventa e nove docas de expedição às 17h00 estão totalmente tomadas de carretas para Outbound e Inbound, porém às 7h00 as docas estão desertas ou quase desertas, pois as “sempre