Planejamento e Controle da produção
Tecnólogo em Construção Naval
Alexandre Vilarim
Hubenildo Tavares
Lidiane Moço
Salatiel Santos
MANUTENÇÃO
Jaboatão dos Guararapes, PE
17 setembro de 2013
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE – FMGR
Coordenação do curso de tecnologia em Construção Naval
MANUTENÇÃO
Trabalho apresentado ao professor
Aeligton dos Santos, da disciplina de Planejamento e Controle de Produção, da turma 5A-M , turno manhã do curso de Construção Naval.
Jaboatão dos Guararapes, PE
17 de setembro de 2013
SUMÁRIO
1.Introdução 3
INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostrará a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
DEFINIÇÕES:
MANUTENÇÃO:
É o termo utilizado pelas organizações para abordar a forma pela qual se tenta evitar as falhas, cuidando de suas instalações fixas. Possui fundamental importância para as atividades de produção, impactando na confiabilidade do processo de transformação.
BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO
SEGURANÇA MELHORADA: Instalações bem mantidas têm menor probabilidade de se comportar de forma não previsível ou não padronizada, ou falhar totalmente.
Todas podem apresentar riscos para as pessoas.
CONFIABILIDADE AUMENTADA: Conduz a menos tempo perdido com conserto das instalações, menos interrupções das atividades normais de produção, menos variação da produtividade.
QUALIDADE MAIOR: Equipamentos mal mantidos têm maior probabilidade de desempenho abaixo do padrão e causar problemas de qualidade.
CUSTOS DE OPERAÇÃO MAIS BAIXOS: Muitos elementos de tecnologia de processo funcionam mais eficientemente quando recebem manutenção regularmente.
TEMPO DE VIDA MAIS