Planejamento e controle da cadeia de suprimento
A gestão da cadeia de suprimento é a gestão da interconexão das empresas que se relacionam entre si por meio de ligações a montante e a jusante entre os diferentes processos, que produzem valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final.
Em grandes organizações, pode haver várias centenas de ramos de unidades produtivas ligadas, passando pela operação. Esses ramos são normalmente denominados cadeias de suprimentos.
Objetivos da Gestão da Cadeia de Suprimento
Toda a gestão da cadeia de suprimento compartilha um mesmo objetivo central, satisfazer o consumidor final. Todos os estágios da cadeia precisam eventualmente incluir considerações sobre o consumidor final, não importando quão longe uma operação individual está do consumidor final. Quando um consumidor decide fazer uma compra, ele dispara ação ao longo de toda a cadeia. Todos os negócios na cadeia de suprimento passam porções do dinheiro do consumidor final de um para o outro, retendo uma margem pelo valor que agregaram. Embora todas as operações na cadeia possuam o objetivo imediato de satisfazer seu próprio consumidor imediato, necessitam também de assegurar que o consumidor final seja satisfeito.
Os Objetivos da Cadeia de Suprimento
O objetivo da gestão da cadeia de suprimento é atender aos requisitos dos consumidores finais, ao fornecer produtos e serviços adequados, quando necessários, a preços competitivos. Fazer isso significa fazer com que a cadeia de suprimento alcance níveis adequados de desempenho dos cinco objetivos de desempenho da operação: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
AS ATIVIDADES COMPONENTES DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO
A gestão da cadeia de suprimento coordena todas as operações no lado do suprimento e da demanda. A gestão de compra e suprimento lida com a interface da operação com seus mercados de suprimento. A gestão da distribuição física é a atividade de suprimento imediato aos