planejamento urbano
Tipo de solo : De origem vulcânica ,solo predominante é o latossolo roxo, de textura argilosa, profundo, muito fértil.
Clima : O clima do Município de Cianorte, é classificado como Cfa: Clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses mais frios é inferior a 18 graus centígrados. A temperatura média anual está entre 20 e 21 graus centígrados.
Os índices pluviométricos apresentam-se em média entre 1.400mm e 1.500mm por ano, tendo nos meses de verão as maiores concentrações de chuvas e nos meses de inverno as menores.
Hidrógrafo : Cianorte detém uma rica rede hidrográfica, dotada de uma série de córregos, ribeirões e minas d’água que escoam sobre tabuleiros de rochas basálticas. Apesar de não pertencer geograficamente ao município, o Rio Ivaí tem importante papel na história da cidade. Foi por ele que chegaram os primeiros colonizadores.
Dois subsistemas da bacia do Ivaí estão em território cianortense: o do Rio Ligeiro (com 51.850 metros de extensão e 24 afluentes) e o do Rio dos Índios (com 47.280 metros de extensão e 22 afluentes).
Além desses, Cianorte tem mais dois subsistemas: o do Ribeirão Carandei e o Ribeirão São Tomé. No total, o município de Cianorte detém aproximadamente 600 mil metros lineares de rios e córregos.
Aspectos bióticos
Vegetação: Cianorte possui quatro vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Sua vegetação típica é originária da floresta tropical, composta por diversas espécies como peroba, palmeira (palmito), cedro, canela e ipê.
Em sua área urbana, a cidade detém o Parque Cinturão Verde, formado por 423 hectares de fragmentos florestais de riquíssima biodiversidade, sendo a segunda maior reserva florestal urbana do país (atrás