Planejamento Urbano
PROJETO INTEGRADO
A questão é como trazer o comercio para a região, não adianta simplesmente implantar uma área comercial, sem um estudo de estimulo que faça que essa área se desenvolva. O fator que mais facilitaria isso é a circulação de pessoas, principalmente oriundas dos municípios e bairros vizinhos. Então o grupo desenvolveu opções de fluxos para essa área, tentando deixá-la com fluxo intenso de pessoas. Com isso, o estimulo que faltava para o crescimento comercial vai acontecer, além de outros fatores como, shoppings e centros comerciais que serão implantados.
Nossa proposta é viabilizar projetos que criem uma cidade acessível para as pessoas, não somente para os automóveis. Esse é o princípio das ciclovias arborizadas, sombreadas, assim desenvolvidas. Consiste na implantação de ciclovias nos principais fluxos da área de intervenção e nas centrais e ao longo das calçadas das principais vias da proposta, com o incremento da arborização. Outra ideia é levar a população a Sub –Estação da CPTM, diminuindo o percurso em no máximo 15-20 min de todas as extremidades da área preliminar.
O projeto do boulevar transforma a centralidade da área de estudo em um local mais arejado, aberto a população com passeios, ciclovia, arborização entre outros atrativos. Assim fazer compras no comercio ficara mais atrativo e confortante, além dos calçadões que evitaram congestionamentos de pedestres.
O parque linear surgiu da ideia em revitalizar e dar um novo uso nas áreas verde degradadas, sendo utilizada para a circulação dos pedestres facilitando a passagem e percurso, além de incentivo para as áreas verdes da área preliminar.
A via principal é marcada pelo boulevar que percorre sua extensão, outro tipo de via predominante são as coletoras nas principais avenidas da região de estudo, ligando a área aos terminais de ônibus e CPTM. As demais vias são locais. incentivo aos moradores.