Planejamento Urbano
O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã.
Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia.
O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
Usualmente, considera-se que termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita".
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra-Reforma, diferenciado pelo esplendor exuberante. O ambiente que deu origem ao Maneirismo foi marcado por profundas mudanças na economia, na política, na cultura e na religião.
Apelando para o sensacionalismo e uma emocionalidade intensa.
Barroco Brasileiro
Histórico
O estilo barroco chega ao Brasil em 1600 pelas mãos dos jesuítas, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Como estilo, constitui um amálgama (Junção de vários elementos) de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas..
Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial. As diversas ordens religiosas (beneditinos, carmelitas, franciscanos e jesuítas) que se instalam no Brasil desde meados do século XVI desenvolvem uma arquitetura religiosa