Planejamento urbano
Este trabalho tem como objetivo esclarecer através de pesquisas de dados referente de como traçar um planejamento urbano sem afetar o Meio Ambiente.
O processo de gestão ambiental inicia-se quando se promovem adaptações ou modificações no ambiente natural, de forma a adequá-lo às necessidades individuais ou coletivas, gerando dessa forma o ambiente urbano nas suas mais diversas variedades de conformação e escala.
2 DESENVOLVIMENTO
Na Cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES existe a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que se dedica a implementar as políticas públicas de preservação e cuidados ambientais no Município . À SEMMA compete desenvolver atividades relacionadas à proteção do meio ambiente, aos recursos hídricos e naturais, expedir licenças ambientais, fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental, realizar atividades de educação ambiental e incentivar políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento sustentável do município.
As atividades da SEMMA estão também interligadas ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).
Com o Programa Estadual de Descentralização da Gestão Ambiental, Cachoeiro de Itapemirim conquistou a competência da gerir as políticas ambientais no município. A secretaria é responsável pelo licenciamento ambiental de empreendimentos, atividades e serviços que provocam impactos locais.
Temos o Conselho Municipal de Meio Ambiente,ele é legalmente reconhecido sob o a Lei Municipal Nº 3524/ 18 de novembro de 1991.Este conselho é atuante,possui 18 Entidades Representativas e cada entidade possui titular e suplente ,sendo 18 membros titulares e 18 membros suplentes,e os recursos são administrados pelo Fundo Municipal de Defesa Ambiental (FMDA).
O Conselho Municipal do Plano Diretor tem como objetivos a preservação e recuperação do ambiente natural, o direito à Cidade para todos, compreendendo o direito à terra urbana, à moradia, ao